Mural no Parque da Luz com Tributo ao Bioma Mata Atlântica

WhatsApp Image 2022-08-18 at 15.53.22 (1)

No mês de julho, Florianópolis ganhou dois murais em tributo a Mata Atlântica.
As Obras foram realizadas pelo artista Alexandre Filiage @filiage.arte, no Parque da Luz e no Centro Tecnológico da UFSC.
Esse Projeto, também incluiu atividades educativas, por meio de palestras aos alunos, professores da UFSC e comunidade em geral.
Os dois painéis multicoloridos são um tributo à Mata Atlântica. As obras de aproximadamente 100 metros quadrados cada, exaltam a biodiversidade da Mata Atlântica.
O Projeto Muros na Mata Atlântica, iniciativa nacional que já produziu painéis em Campinas, Mauá e São José do Rio Preto( SP); Joinville (SC), Curitiba e Foz do Iguaçu (PR) e nas cidades de Gramado e Porto Alegre(RS).
O projeto Muros na Mata Atlântica tem por objetivo levar a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles, bem como celebrar a biodiversidade da Mata Atlântica.

O artista Filiage comenta que a Mata Atlântica, que originalmente cobria quase todo o litoral brasileiro, hoje está reduzida a menos de 10% de sua cobertura original. “Na região antes coberta por sua exuberante vegetação e lar de centenas de espécies de animais, hoje moram cerca de 70% da população brasileira, que são convidados a participar do esforço fundamental de preservação e recuperação desse inigualável patrimônio natural”, enfatiza Filiage.

Os murais reproduzem espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica. A escolha dos elementos tem a orientação da esposa do artista, Patrícia, que é bióloga.
Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel para a América do Sul, Elaine Poço, observa que a iniciativa está em total sintonia com o Movimento Tudo de Cor, ação das Tintas Coral que ao longo de mais de 10 anos de história já entregou mais de 2 mil projetos, com 17 mil imóveis renovados, 5,5 mil pintores formados, mais de 63 mil voluntários e mais de 1,2 milhão de litros de tinta utilizados.

“O apoio ao projeto está em consonância com o nosso compromisso com a sustentabilidade, com a valorização das manifestações artístico-culturais e com o incentivo de ações que buscam contribuir para a revitalização do espaço social e para impactar positivamente a vida das pessoas”, completa.

“A arte tem o incrível poder de transformar um simples muro em uma obra artística. Por isso, além de levar beleza às ruas e valorizar o talento do artista por meio de intervenções que proporcionarão mais cor e relevância ao espaço urbano, o projeto também contempla ações formativas para o público”, explica a produtora cultural Silvia Maria Track, diretora da Track Comunicação.
Siga o projeto nas redes sociais:
Facebook (www.facebook.com/MurosnaMata) e Instagram (@filiage.arte) com a
hashtag #murosnamataatlantica

Sobre Filiage
Nascido em São José do Rio Preto e morando atualmente em Campinas( SP), atuou como
ilustrador publicitário e viveu por nove anos na Espanha. No retorno ao Brasil, desenvolveu a técnica do muralismo com diversidade de cores e formas estilizadas de
animais e plantas. Participou de edições da Campinas Decor e Casa Cor, de São Paulo, e
realizou pintura mural temática em várias cidades paulistas. Tem obras exibidas e murais realizados na Alemanha, Espanha e Turquia.

Rolar para cima
×