O ESPAÇO CULTURAL AMIGOS DO PARQUE

No dia 19.08.23 aconteceu a abertura da Exposição “Entre o Rio e o Mar. Há Vida no manguezal”
do artista plástico Tissier@tisser.escultura, na Sede do Parque da Luz.

No mangue, na relação profunda entre a morte e a vida, o efêmero ganha outra dimensão. A vida multiplica-se constantemente, a reprodução e a degradação avançam a um ritmo frenético e é no meio deste frenesi que os "objet trouvé" sugerem formas de seres fantásticos, animais e humanos. É a partir daí que com um olhar para o “inútil” se materializa no artístico o que se reconhece na memória, na essência do inconsciente coletivo.

Na ilha de Santa Catarina, os manguezais ainda resistem à ação destruidora da sociedade humana, que aprende com muita dificuldade as lições do processo evolutivo, transmitindo a sua resiliência através de figuras que transitam entre a arte e a ecologia, e que abordam temas variados para confrontá-los ao orgulho predatório do progresso.

Se por vezes a natureza nos convida a imitá-la, neste caso ela assume o seu papel e imita-se a si própria, oferecendo-nos um espetáculo de autocriação. Cada um de nós tem um olhar diferente,uma interpretação única do mundo que nos rodeia.

As peças expostas são produzidas com raízes e galhos de mangue e sementes que inspiram diferentes significados para cada um dos espectadores, abrindo assim uma porta para o diálogo.

Visitação: de 20 de Agosto a 15 de Outubro de 2023.
Sábados e Domingos, das 14h às 18h

Realização: Associação dos Amigos do Parque da Luz e Desterro Cultural
Apoio: Floram, Studio de Ideias, Curta o Parque e Parque da Luz Elétrica e Iluminação

✅ Agendamento para visitas guiadas:
amigosparquedaluz@gmail.com

@parquedaluz.floripa
@curtaoparque
@studiodeideias
@floram
@desterrocultural

amigosparquedaluz@gmail.com

Rolar para cima
×