O Programa tem por objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação das áreas verdes no contexto urbano.
O Programa de Educação Ambiental do Parque da Luz e suas linhas de ação, objetiva promover a compreensão e a importância da convivência entre sociedade e meio ambiente, assim como de restaurar e preservar ambientes-chaves para a manutenção da biodiversidade genética. Esse Esse Programa foi construído juntamente com a Floram/Departamento de Educação Ambiental. Para agendamento contate pelo email: floramea@pmf.sc.gov.br
Desde 2024, o Projeto Naturescer – Vivências com a Natureza integra o Programa de Educação Ambiental do Parque da Luz, promovendo experiências de conexão com a natureza voltadas a crianças, adolescentes e suas famílias. A iniciativa foi realizada pela Naturescer, em parceria com a Associação dos Amigos do Parque da Luz (AAPLuz), com apoio institucional da Floram, e teve como base vivências de brincar livre, exploração sensorial e aprendizado pelos sentidos, fortalecendo o vínculo das crianças com a natureza e com o Parque da Luz.
Em 2024, as atividades aconteceram em dois formatos:
● Encontros abertos para famílias, fortalecendo o Parque da Luz como espaço de convivência, lazer e bem-estar;
● Vivências para grupos de escolas e organizações da sociedade civil, mediante agendamento, ampliando o acesso de crianças e adolescentes a experiências educativas em áreas verdes urbanas.
A partir de 2025, o projeto passou a concentrar suas ações no formato de oficinas abertas para famílias brincarem de diferentes formas com e na natureza, e se consolidou como “Brincando com a Natureza do Parque da Luz”, contando desde então também com o patrocínio do Amo Floripa Café & Bar, parceiro fundamental para a continuidade da iniciativa.
Para 2026 as ações do Naturescer serão continuadas com o apoio do Programa de Apoio a Projetos (PAP) da ACIF.
O projeto prevê a realização de 10 oficinas mensais, ampliando seu impacto e integrando rodas de conversa com profissionais da saúde, aprofundando a proposta de promoção da saúde e reforçando a importância do Parque da Luz como um espaço de cuidado e do bem-estar coletivo.
Informações e agendamento:
naturescereducacao@gmail.com ou amigosparquedaluz@gmail.com
Mais detalhes em:
@naturescer.educacao
O Levantamento e Inventário da Vegetação no Parque da Luz, iniciou os trabalhos no ano de 2020, com a elaboração, supervisão e execução da Empresa Arboran – Soluções em Arborização Urbana @arboran_ , contratada da AAPLuz e com apoio da AAPLuz e Floram.
Esse levantamento tem como base a Identificação botânica (Inventário Florístico e Florestal) e numeração de cada indivíduo in loco, Mapeamento e Diagnóstico do Parque, através do Grau de Atenção para Árvores Urbanas - GRAU.
O Levantamento foi finalizado no ano de 2023.
Conheça o Inventário Florestal do Parque da Luz.
Clique na imagem da capa para acessar o arquivo PDF e obter valiosas informações sobre a vegetação no Parque da Luz.
Conheça os documentos deste trabalho.
O Projeto Trilhas Interpretativas, é um dos desdobramentos do Programa de Educação Ambiental do Parque da Luz, e tem por objetivo realizar visitas guiadas e monitoradas à comunidade em geral, com o intuito de sensibilizar e mostrar à população quanto a importância dos espaços verdes livres para a manutenção da qualidade de vida nos centros urbanos.
Venha conhecer as Trilhas do Parque. Agende sua visita pelos e-mails:
amigosparquedaluz@gmail.com
floramea@pmf.sc.gov.br
As trilhas são guiadas e percorridas em 05 modalidades:
ROTEIRO SENSIBILIZAÇÃO (questões gerais ambientais e relações ser humano e ambiente).
ROTEIRO COMPLETO (aspectos ambientais, geológicos, biológicos e culturais).
ROTEIRO HISTÓRICO (questões culturais e intervenções urbanas).
(RE) CONHECENDO A FLORA.
(RE) CONHECENDO A FAUNA (AVIFAUNA).
Esse programa iniciou em setembro de 2020, com o Curso de Noções Básicas de Poda de Árvores no Parque da Luz. O Curso tem por objetivo promover capacitação técnica dos profissionais (operacionais) para realização das atividades básicas de poda de árvores a nível do solo e manejo do Parque da Luz. A capacitação é realizada para jardineiros e podadores (Operacional) referente a execução de poda em árvores urbanas do nível do solo. A ação de podas e manejo do Parque é realizada de forma contínua no Parque, nas atividades de manutenção do Parque da Luz, pela FLORAM e AAPLuz.
As oficinas de Jardinagem no Parque da Luz, iniciaram em 2016, por iniciativa da AAPLuz e FLORAM.
Essas, acontecem no “Viveiro do Parque da Luz”, espaço anexo a Sede do Parque da Luz, e objetivam o envolvimento da comunidade, com práticas de cultivo, cuidados e manutenção das plantas, assim como estreitar laços de convivência e amizade.
Caso tenha interesse, entre em contato pelo e-mail:
amigosparquedaluz@gmail.com
A horta do Parque da Luz, denominada de HortaLuz, foi fundada em 2014 por habitantes do município de Florianópolis, sob a coordenação do morador do entorno do Parque da Luz, Carlo Manfroi @carlomanfroi e com apoio da AAPLuz e FLORAM.
Desde o seu início, funciona através da participação comunitária. Diversas pessoas e grupos participam da HortaLuz até os dias de hoje, o que faz com que seu conceito de interação e integração comunitária seja ampliado. A partir da HortaLuz, outros eventos passaram a fazer parte do calendário do parque, como a Troca de Mudas e Sementes. Ambas as iniciativas fazem parte do projeto Parque Ideias, que promove agendas sustentáveis e criativas em praças e parques.
O Programa de Reaproveitamento do Material Lenhoso do Parque da Luz, visa reutilizar os troncos, a fim de transformá-los em equipamentos para o Parque, principalmente em bancos, pequenas mesas e floreiras. Esse material lenhoso é constituído de diferentes tipos de espécies vegetais, a exemplo dos bambus.
Esse, é complementar ao Programa de Podas e retirada e limpeza de galhos da área. Troncos reaproveitados em Áreas Verdes de Lazer trazem leveza e rusticidade ao ambiente, assim como a ciclagem destes materiais no local de origem.
No ano de 2018, a AAPLUZ travou parceria com a empresa Weee.do – Logística Reversa de Eletroeletrônicos e CPDISC - COMITÊ PARA DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMÁTICA DE SANTA CATARINA (Programa Reciclatec), com o objetivo de recolhimento dos resíduos eletroeletrônicos e destinação correta.
Com o Slogan “Você Descarta, nós destinamos corretamente, o meio ambiente agradece”, a empresa Weee.do disponibilizou 01 (uma) caixa de madeira (Ponto Entrega Voluntária - PEV) na Sede do Parque da Luz, para a disposição dos resíduos, e mensalmente recolhe os materiais a serem reciclados. Estes, são consertados e entregues ao CDISC para o Programa Reciclatec.
Esse Projeto faz parte do Programa de Educação Ambiental do Parque da Luz, e objetiva a comunicação entre a Gestão Compartilhada, os administradores do Parque e seus usuários, por meio de Placas Explicativas, Informativas e Direcionais instaladas na área do Parque da Luz, e publicação de informações permanentes na mídia digital.
Esse foi um dos primeiros projetos do Parque da Luz, e teve como objetivo o Plantio de diferentes espécies nativas frutíferas do Bioma Mata Atlântica, e seu nome é uma homenagem a uma das primeiras fundadoras da AAPLuz, Sra. Meri Cunha.
O Bosque localiza-se em frente à Rua Felipe Schmidt, e limítrofe a condomínios localizados no entorno do Parque da Luz.
Quer saber mais sobre esse Projeto e sua História? Acesse o Link Memorial.
Best AI Website Creator