O movimento começou em 1986 com a semente do tombamento da Ponte Hercílio Luz e da sua reabertura para pedestres e ciclistas, bem como o lançamento do projeto do Parque. A fundação da Associação Amigos do Parque da Luz, deu-se em 1997, uma entidade não governamental sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual, que desde então vem trabalhando na manutenção, recuperação e preservação da área verde e do patrimônio cultural.
AAPLUZ mantém e cuida do Parque da Luz, desde 1986, por meio de trabalho e contribuições voluntárias, principalmente por doações de Condomínios localizados no seu entorno e pela Conta de Luz (convênio celebrado com a Celesc). Em 2015, consagrou-se a parceria em forma de Gestão Compartilhada entre a Floram - Fundação Municipal do Meio Ambiente e AAPLuz, onde se desenvolvem atividades de conservação, manutenção, roçagem, poda, jardinagem, projetos socioambientais, com envolvimento de escolas, entidades sociais e comunidade em geral.
Desde 1999, a associação contou com os serviços de um funcionário permanente e vários voluntários que se dedicaram e se dedicam ao trabalho de implantação do projeto do Parque da Luz, que tem como um dos objetivos, recompor a área degradada com espécies nativas da Mata Atlântica, sempre envolvendo um trabalho de educação ambiental.
Atualmente a AAPLUZ conta com os serviços da Empresa Arboran - Soluções em Arborização Urbana e voluntários que se dedicam ao trabalho de manutenção e preservação do Parque da Luz.
A Associação conta com apoio financeiro dos condomínios do entorno do Parque e doações voluntárias, por depósito em c/c e através da Conta de Luz da Celesc.
Ao longo do Movimento do Parque da Luz, foram realizados inúmeros encontros culturais e artísticos, e dentre esses, destaca-se, em 1998, a realização do cerimonial pela Paz Mundial, na primeira cura do meio ambiente, pelo lama Gang Cheng Riponche, com apoio das Nações Unidas, na colocação do Totem da Paz no Parque da Luz.
Discorrer sobre a importância de áreas verdes nos espaços urbanos, e neste caso sobre o Parque da Luz, é também falar a respeito da cidade, suas estruturas e seu crescimento. Os espaços livres urbanos com vegetação, pelas suas funções ecológicas, aliadas aos inúmeros elementos que compõem uma cidade, atuam de maneira significativa para melhoria da qualidade de vida.
DIRETORIA ATUAL
Biênio 2024-2025
Presidente: Humberto Luis Olsen
Vice-presidente: Carlos Cezar Stadler
Secretário-executivo: Aurino Montibeller
Secretário Adjunto: Rodrigo Rhil de Azambuja
Tesoureira: Estelamaris de Carli Calgaro
Tesoureira Suplente: Maria Rosa Cé
CONSELHO FISCAL
Titulares: Samuel Faust Olsen, Jandira Jeane Gadotti, Carlo Manfroi.
Suplentes: Jonas Faust Olsen, Marcia Vandresen.
Se quiseres conhecer um pouco da história do Movimento e Mobilização em prol do Parque da Luz, solicite por e-mail: amigosparquedaluz@gmail.com e enviaremos o PDF do Livro.
Ser elo entre a comunidade e o Parque da Luz, em prol do espaço público e da articulação comunitária.
Ser referência municipal enquanto Associação articuladora da convivência comunitária e da participação do cidadão.
Memória Local. Espírito Comunitário. Reciprocidade. Coprodução. Transparência. Sustentabilidade.
Offline Website Builder